A Oficina busca auxiliar no desenvolvimento de propostas artísticas que requeiram a utilização de elementos criativos sonoros e musicais – como a sonoplastia, a composição, o cancionismo e a improvisação.
Fonte Fundação Cultural de Palmas

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Criatividade Sonora (OCris) projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins, coordenado pelo Prof. Dr. Heitor Oliveira. O projeto, que conta com o apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), desenvolve atividades para troca de saberes e construção de práticas em processos criativos sonoros e musicais, nas mais diversas vertentes. As inscrições estão abertas até 31 de agosto.

A Oficina de Criatividade Sonora busca auxiliar no desenvolvimento de propostas artísticas que requeiram a utilização de elementos criativos sonoros e musicais – como a sonoplastia, a composição, o cancionismo e a improvisação. Entre os objetivos do projeto, está o de experimentar possibilidades criativas – de criação e recriação -, provocar o potencial artístico dos participantes e trabalhar demandas sonoras e musicais concretas.

Este semestre, a OCriS oferece três tipos de atividades, sendo:

1. Som Colaborativo

Conteúdo:

Primeira edição do ateliê de improvisação e (re)criação sonora/musical colaborativa e experimental da OCriS; Troca de saberes sobre escuta sonora e escuta musical, com foco na construção de relações dos sons/músicas com imagens, ações e narrativas;  Práticas de improvisação, e (re)criação sonora/musical experimental, em diálogo com vídeos criados por testemunhas oculares de fenômenos naturais, aglomerações humanas e outros eventos marcantes.

O projeto será concluído com a realização de uma apresentação pública com o resultado do trabalho desenvolvido ao longo das semanas.

Inscrições (clique aqui)

Período: 4 de setembro a 20 de novembro de 2019

Dia/horário: Quartas-feiras, 14h30-16h30

Local: UFT Palmas, bloco B, sala 7; Carga horária: 30h

Vagas: 12

 

2. Como ler e escrever partituras?

Conteúdo:

Primeira edição do ateliê de teoria, percepção e notação musical da OCriS; Troca de saberes sobre princípios e técnicas de notação musical, a partir do estudo de um repertório de canções gravadas pela banda britânica The Beatles (1962-1969).

Práticas de escrita e leitura de partituras.

Inscrições(clique aqui)

Período: 4 de setembro a 20 de novembro de 2019

Dia/horário: Quartas-feiras, 17h-18h;

Local: UFT, bloco B, sala 7;

Carga horária: 15h

Vagas: 12

 

3. Harmonia/Arranjo

Conteúdo:

Primeira edição do ateliê de harmonia e arranjo musical da OCriS, realizada com apoio da Fundação Cultural de Palmas; Troca de saberes sobre princípios e técnicas da música tonal, a partir do estudo de um repertório de canções gravadas pela banda britânica The Beatles (1962-1969); Práticas de adaptação, arranjo e recriação musical.

O projeto será concluído com a realização de uma apresentação pública com o resultado do trabalho desenvolvido ao longo das semanas.

Inscrições: (clique aqui);

Período: 4 de setembro a 20 de novembro de 2019

Dia/horário: Quartas-feiras, 19h-20h40;

Local: Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Centro de Ensino e Treinamento Artístico, sala 5;

Carga horária: 30h;

Vagas: 10

Foto: Divulgação.


Compartilhar:

Deixe seus Comentario