O Projeto atende a pequenos agricultores rurais que estão situados em regiões distantes dos pontos fixos de devolução dessas embalagens de agrotóxicos.
 Por Aline Pio – Fonte SECOM

Os pequenos produtores rurais tocantinenses, residentes nos Municípios de Aguiarnópolis, Ananás, Araguaçu, Axixá do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Itacajá, Paraíso do Tocantins, Riachinho, São Miguel do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins, podem devolver suas embalagens vazias de defensivos agrícolas sem precisar percorrer longas distâncias, por meio, do Projeto de Recebimento Itinerante (RI).

O Projeto, desenvolvido pelas Centrais de Recebimento em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (ADAPEC-TOCANTINS) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), vem facilitando a vida dos produtores rurais e contribuindo para a retirada desse passivo do campo.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da ADAPEC-TOCANTINS, Juliano Milhomem, disse que a iniciativa do inpEV com o conceito de responsabilidades compartilhadas do setor público e privado tem gerado excelentes resultados. “O RI amplia a cobertura de recebimento e é um diferencial para pequenos e médios produtores rurais, que têm mais uma opção acessível para devolver o material de forma correta colaborando com a preservação do meio ambiente, a saúde dos animais e humana”, ressaltou.

De acordo com o Presidente da ADAPEC-TOCANTINS, Alberto Mendes, os números refletem o comprometimento de todos os servidores que têm atuado no interior do Estado para engajar os produtores rurais nessa ação. “É um trabalho que começa bem antes com palestras, distribuição de folders, visando promover conscientização e orientação quanto as responsabilidades dos agricultores na devolução das embalagens vazias”, afirmou.

 

A edição

O Projeto de Recebimento Itinerante (RI) iniciou a edição deste ano em 5 de junho, no Município de Miranorte, e, até o momento, já passou por Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Dianópolis, e Porto Nacional.

 

Próximos RIs

Axixá do Tocantins: 24 de junho

Ananás: 25 de junho

Riachinho: 25 de junho

Sítio Novo do Tocantins: 26 de junho

São Miguel do Tocantins: 26 de junho

Aguiarnópolis: 28 de junho

Itacajá: 22 de agosto

Araguaçu: 24 de agosto

Paraíso do Tocantins: 12 de setembro

Divinópolis do Tocantins: 13 de setembro


Compartilhar:

Deixe seus Comentario