Na manhã desta quinta-feira, 06, o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) usou da tribuna da Assembleia Legislativa para destacar a instalação e o primeiro vestibular, do novo campus da Universidade do Tocantins – Unitins, na cidade de Paraíso do Tocantins. O primeiro vestibular do novo campus teve seu resultado divulgado na última terça-feira (28) e selecionou 120 estudantes para os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Agronegócio. Ayres é um dos grandes defensores da expansão da universidade e tem um histórico de luta pela Unitins.

Ayres destacou o seu empenho, durante a vida acadêmica e como parlamentar, na luta por melhorias e ampliação da universidade estadual. Em sua fala, relembrou a atuação, que encabeçou, na apresentação da Proposta de Emenda à Constituição n.º 07, que possibilitou que a Unitins fosse transformada em autarquia estadual, garantindo a autonomia e ensino público e gratuito na instituição. “Hoje ver o Campus da Unitins em Paraíso tem um sabor especial. Podemos ver que com a nossa atuação a gente consegue mudar a realidade e o destino de muitas pessoas, que as vezes por falta de oportunidade se perdem no meio do caminho”, destacou.

O parlamentar também reforçou a importância da Unitins para sua vida profissional e política, onde foi graduado na primeira turma da universidade no curso de Bacharelado em Direito: “A minha condição de deputado eu devo à Unitins que me projetou na atuação política através das lutas no movimento estudantil em prol dessa universidade, que é nosso patrimônio”.

Atuação em prol da Unitins

É também de autoria do deputado estadual Ricardo Ayres as quatro emendas que preveem eleição regular para reitor e vice-reitor; Criação de quatro novos campi, Paraiso do Tocantins, Guaraí, Taguatinga e Formoso do Araguaia, sendo Paraíso o primeiro à ser concretizado; Cota de 25 % para egressos da escola pública nos vestibulares, a proposta do deputado era de 50% de vagas destinadas a essa população e permissão para transferência de acadêmicos de duas instituições extintas para a Unitins.

Em 2018, Ayres apresentou uma emenda aprovada no orçamento de 2019, que destinou R$ 500 mil para a estruturação do campus da Unitins em Paraíso, a proposta inicial era de 2 milhões. Em 2019, à pedido o deputado em requerimento foi realizada uma audiência pública que tratava da implantação do campus em Paraíso, resultando em encaminhamentos bastante produtivos. Na discussão do orçamento de 2020, Ricardo apresentou uma emenda destinando o valor de 10 milhões para a implantação dos campus de Formoso do Araguaia, Taguatinga, Paraíso e Guaraí, proposta rejeitada pela Casa de Leis.

Ayres concluiu reforçando que é de extrema importância a interiorização da universidade, que leva a oportunidade de uma formação superior aos tocantinenses mais carente que não possuem condições de deslocamento ou condições de custeio em outras cidades que possuem instituições de ensino superior.

Fonte: Sou de Palmas.


Compartilhar:

Deixe seus Comentario